quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Entendendo o conflito que se passa aqui!



Entendendo o conflito que se passa aqui
Estamos passando por uma fase de economia, seja de água, energia elétrica... Você já parou para pensar na energia gerada pela mente e pelas emoções das pessoas? Na energia que as pessoas gastam para serem bem sucedidas? Energia gasta para se adaptar ao ambiente externo de uma forma rápida? Para ser o mais eficiente possível? Energia gasta para que não haja perda de tempo?
A energia é desejável. Precisamos dela em nossa força de trabalho eascanalizações de energia existem naturalmente como resultado do convívio pessoal, seja familiar ou na organização. A junção de pessoas com personalidades, preferências, interesses, valores, estilos, etnia e idade divergentes acarretam hostilidade entre os envolvidos, gerando atitudes negativas que são acompanhadas de raiva e ódio, podendo ser drenadas por depressão, perdas, paixão, frustrações, conflitos, o que quer que seja. O conflito por exemplo, pode ser destrutivo e a simples menção da palavra traz consigo conotações negativas. Ele destrói a energia ou transforma energia em um processo destrutivo. É discutível que a maioria não considera o rendimento de mudança positiva que o conflito pode trazer.
Para entender essa canalização da sua energia e como você pode trabalhar com isso, vamos ver os tipos de conflito que você pode estar envolvido:
- Conflito dentro de si: quando você precisa agir ou esperam que você haja fora dos seus valores e crenças. Assim, surge a insegurança, as dúvidas, o medo, afetando as relações afetivas e até as relações profissionais.
- Conflito entre dois ou mais indivíduos: é o mais comum ou o mais reconhecido. Torna-se destaque quando se baseia em opiniões em vez de fatos. Os fatos são geralmente indiscutíveis, resultando em acordos. As opiniões são altamente pessoais e subjetivas e podem fornecer os desentendimentos e críticas.
- Conflito entre o indivíduo e o grupo: os grupos formais e grupos informais estabelecem certas normas de padrões de comportamento que são esperados todos os membros a aderir. Você pode permanecer dentro do grupo para as necessidades sociais, mas pode discordar com as metas do grupo e os métodos para alcançar tais objetivos.
- Conflito intergrupo: é um conflito entre as pessoas que compõem um grupo. Considera-se que os conflitos têm aspectos negativos porque correspondem a períodos de tensão e de insatisfação das pessoas e dos grupos
- Conflito inter-organizacional: ocorre entre as organizações que são dependentes entre si de alguma forma; é representado pelo mercado.
Para você economizar sua energia, resolva seus conflitos.
O primeiro passo é identificar o tipo de conflito que se está inserido -dentro de si, entre dois ou mais indivíduos, o individuo e o grupo, intergrupo, inter-organizacional.
Segundo passo é não procurar culpados, mas os fatores que prejudicam e levam ao conflito.
Veja como você pretende agir quanto as estes fatores, em quais pontos você ainda não tem certeza e se preciso, peça ajuda. Não importa se você está certo ou errado, todos os envolvidos tiveram atitudes que deixaram a situação se tornar um conflito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário