Entendendo
o conflito que se passa aqui
Estamos
passando por uma fase de economia, seja de água, energia elétrica... Você já
parou para pensar na energia gerada pela mente e pelas emoções das pessoas? Na
energia que as pessoas gastam para serem bem sucedidas? Energia gasta para se
adaptar ao ambiente externo de uma forma rápida? Para ser o mais eficiente
possível? Energia gasta para que não haja perda de tempo?
A
energia é desejável. Precisamos dela em nossa força de trabalho eascanalizações
de energia existem naturalmente como resultado do convívio pessoal, seja
familiar ou na organização. A junção de pessoas com personalidades,
preferências, interesses, valores, estilos, etnia e idade divergentes acarretam
hostilidade entre os envolvidos, gerando atitudes negativas que são
acompanhadas de raiva e ódio, podendo ser drenadas por depressão, perdas,
paixão, frustrações, conflitos, o que quer que seja. O conflito por exemplo,
pode ser destrutivo e a simples menção da palavra traz
consigo conotações negativas. Ele destrói a energia ou transforma energia em um
processo destrutivo. É discutível que a maioria não considera o rendimento de
mudança positiva que o conflito pode trazer.
Para
entender essa canalização da sua energia e como você pode trabalhar com isso,
vamos ver os tipos de conflito que você pode estar envolvido:
- Conflito
dentro de si: quando você precisa agir ou esperam que você haja fora dos seus
valores e crenças. Assim, surge a insegurança, as dúvidas, o medo, afetando as
relações afetivas e até as relações profissionais.
- Conflito
entre dois ou mais indivíduos: é o mais comum ou o mais reconhecido. Torna-se
destaque quando se baseia em opiniões em vez de fatos. Os fatos são geralmente
indiscutíveis, resultando em acordos. As opiniões são altamente pessoais e
subjetivas e podem fornecer os desentendimentos e críticas.
- Conflito
entre o indivíduo e o grupo: os grupos formais e grupos informais estabelecem
certas normas de padrões de comportamento que são esperados todos os membros a
aderir. Você pode permanecer dentro do grupo para as necessidades sociais, mas
pode discordar com as metas do grupo e os métodos para alcançar tais objetivos.
- Conflito
intergrupo: é um conflito entre as pessoas que compõem um grupo. Considera-se
que os conflitos têm aspectos negativos porque correspondem a períodos de
tensão e de insatisfação das pessoas e dos grupos
- Conflito
inter-organizacional: ocorre entre as organizações que são dependentes entre si
de alguma forma; é representado pelo mercado.
Para
você economizar sua energia, resolva seus conflitos.
O
primeiro passo é identificar o tipo de conflito que se está inserido -dentro de
si, entre dois ou mais indivíduos, o individuo e o grupo, intergrupo,
inter-organizacional.
Segundo
passo é não procurar culpados, mas os fatores que prejudicam e levam ao
conflito.
Veja
como você pretende agir quanto as estes fatores, em quais pontos você ainda não
tem certeza e se preciso, peça ajuda. Não importa se você está certo ou errado,
todos os envolvidos tiveram atitudes que deixaram a situação se tornar um
conflito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário