Sabemos que as organizações estão sempre a procura de maximizar seus lucros encontrando soluções
inovadoras que possam ajudar-lhes a se adaptar ao ambiente externo de uma forma rápida,
econômica e mais eficiente possível, evitando com isso perda de tempo, dinheiro e de
mercado.
Para isso cada vez mais as organizações buscam diversificar o máximo possível seu
capital intelectual juntando as varias formas de pensar e agir para solucionar os diversos
desafios e problemas atuais.
Porém a junção de pessoas com: personalidades, preferências, interesses, valores,
estilos, etnia e idade divergentes podem gerar os chamados conflitos interpessoais que são
também identificados por serem conflitos disfuncionais que acarretam hostilidade entre os
envolvidos, muitas vezes aflorando no ambiente organizacional, gerando atitudes negativas
que são acompanhadas de raiva e ódio. Se levadas ao extremo podem resultar em caos e
desordem, podendo levar a organização a falência, acontecimentos esses que não são raros.
Existem conflitos que se bem administrados podem gerar resultados positivos, esses
conflitos são conhecidos como funcionais e devem ser monitorados para ficarem em um nível
que não seja baixo para não gerar apatia e nem em um nível alto para não diminuir o
desempenho da organização. Para isso o gestor deve identificar o tipo de conflito e gerenciá-
lo de forma correta, para que a organização não venha a sofrer com as consequências do
mesmo.
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